MIETI

O curso de Mestrado Integrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática (MIETI), que sucede ao curso de Mestrado em Engenharia de Comunicações (MIECOM), é um curso de espectro alargado que abrange  duas grandes áreas da Engenharia: a Eletrónica e a Informática. Nos cursos de Engenharia mais tradicionais estas duas áreas são consideradas separadamente dando origem a cursos de Engenharia Eletrotécnica ou Eletrónica e Engenharia Informática. No entanto, a convergência destas duas áreas permite tratar de forma abrangente e integrada o estudo dos Sistemas e das Redes de Comunicações. Desta forma, o Mestre em Engenharia de Telecomunicações e Informática é detentor de competências em diferentes vertentes tecnológicas, incluídas em áreas que vão desde a codificação e transmissão da informação até às redes de comunicação por computador, sistemas e redes móveis, gestão e operação de redes e sistemas de comunicação, bem como os novos serviços e aplicações suportados pelos modernos sistemas integrados de telecomunicações.
Igualmente inovador do ponto de vista pedagógico, este curso foi concebido com uma estrutura curricular que favorece a adoção de métodos de ensino/aprendizagem baseados na resolução de problemas. Com uma forte componente laboratorial, os estudantes são orientados no desenvolvimento de estratégias colaborativas, que suportam o estudo, em pequenos grupos, das especificações de cada projeto concreto, bem como a conceção de soluções viáveis. Com uma carga letiva típica de 20 horas semanais, complementada com apoio do corpo docente e com trabalho individual, os alunos assumem ativamente uma elevada autonomia e responsabilidade na sua própria aprendizagem.

 

O plano de estudos do Mestrado Integrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática está claramente dividido em duas partes: uma primeira parte correspondente aos quatro primeiros anos, constituída por um conjunto de unidades curriculares obrigatórias que conferem as competências fundamentais do curso; uma segunda parte correspondente ao 5º ano do curso, constituída por um conjunto de unidades curriculares opcionais destinadas a abordar temáticas emergentes, e uma dissertação, que deverá ser desenvolvida na área predominante do curso: Engenharia Telecomunicações e Informática

 

Por se pretender dar a mesma importância às áreas da Informática e Eletrónica no desenvolvimento do plano de estudo do MIETI, a responsabilidade do Curso é partilhada pelos departamentos de Eletrónica Industrial (DEI), Informática (DI) e Sistemas de Informação (DSI). Estes três departamentos estão integrados na Escola de Engenharia da Universidade do Minho e são assim, os departamentos promotores do MIETI.
Local de Funcionamento
Universidade do Minho, Campus de Azurém, Guimarães

Mais informações em mieti.eng.uminho.pt